A Sexta-feira da Paixão é uma das datas mais importantes para os cristãos em todo o mundo. Este dia marca a morte de Jesus Cristo na cruz, que foi sacrificado pelo amor de Deus para salvar a humanidade do pecado e da perdição eterna. A importância da Sexta-feira da Paixão é sublinhada pelas tradições religiosas e culturais que a rodeiam, e que são observadas por milhões todos os anos.
O silêncio, o jejum e a oração devem marcar este momento que desde os tempos antigos, a Sexta-feira da Paixão tem sido um dia de luto e de oração para os fiéis cristãos. Ao longo dos séculos, as igrejas cristãs têm realizado diversos rituais e cerimônias para honrar a memória de Jesus Cristo e lembrar a sua paixão e morte na cruz. Na igreja católica, por exemplo, é comum a realização da Via-sacra, que consiste em uma série de catorze estações que representam as principais etapas do caminho de Jesus até a crucificação.
Outro aspecto importante da Sexta-feira da Paixão é o seu significado dentro da doutrina com o propósito específico: o de redimir a humanidade do pecado. A ideia é que, desde Adão e Eva, quando os primeiros seres humanos desobedeceram a Deus e foram expulsos do Jardim do Éden, a humanidade estava condenada à morte e ao sofrimento. Mas com a morte de Jesus Cristo, Deus ofereceu a todos a oportunidade de serem salvos e de viverem em paz e harmonia com Ele.
Segundo a Bíblia no momento que Jesus morreu, a terra estremeceu e o dia virou noite:
A Morte de Jesus ( Lucas 23:44-49)
44 Já era quase meio-dia, e trevas cobriram toda a terra até as três horas da tarde[a]; 45 o sol deixara de brilhar. E o véu do santuário rasgou-se ao meio. 46 Jesus bradou em alta voz: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”. Tendo dito isso, expirou.
47 O centurião, vendo o que havia acontecido, louvou a Deus, dizendo: “Certamente este homem era justo”. 48 E todo o povo que se havia juntado para presenciar o que estava acontecendo, ao ver isso, começou a bater no peito e a afastar-se. 49 Mas todos os que o conheciam, inclusive as mulheres que o haviam seguido desde a Galiléia, ficaram de longe, observando essas coisas.
Este é o principal motivo pelo qual a Sexta-feira da Paixão é tão importante para os cristãos: ela simboliza o sacrifício supremo de Jesus Cristo para redimir a humanidade do pecado e trazer a salvação para todos os que acreditam NEle.