O ex-deputado federal Bosco Saraiva (Solidariedade) foi recebido hoje (06), em Brasília, pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, que o convidou formalmente para comandar a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
“Estive em agenda oficial na vice-presidência com o vice-presidente e ministro do MDIC. Ele (Alckimin) me convidou para assumir a Suframa. Aceitei e iniciamos uma reunião de trabalho imediatamente”, disse o Bosco Saraiva ao Portal Sugestão de Pauta.
Estava presente também o Dr. Marcio Rosa, diretor Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
.O nome do ex-deputado já havia sido ventilado nos corredores de Brasília desde o inicio de 2023. Ele foi indicado pelo senador Omar Aziz (PSD).
Bosco Saraiva tem uma história de vida no Polo Industrial onde trabalhou em fábrica por muitos anos e começou sua trajetória política. O Diário Oficial da União deverá publicar o nome de Bosco Saraiva como novo superintendente da Suframa na próxima semana, assumindo a vaga do superintendente interino, o economista Marcelo Souza Pereira.
O Polo Industrial de Manaus (PIM) é a principal economia do Amazonas. No ano de 2022 faturou acima de R$ 170 bilhões com mais de 110 mil empregos diretos, em suas indústrias de diversos seguimentos e grandes multinacionais.
Quem é Bosco Saraiva?
Natural de Manaus, Bosco Saraiva nasceu em uma família modesta do bairro Morro da Liberdade, localizado na zona Sul da capital amazonense, iniciou os estudos no grupo escolar Leopoldo Neves e passou pela Escola Técnica Federal do Amazonas. Durante a trajetória estudantil e nas reuniões com os amigos, percebeu que as dificuldades encontradas no cotidiano poderiam ser superadas com uma representação política voltada aos anseios da população, baseada na ética e transparência. Estes elementos norteiam sua trajetória pública, a luta começou quando era trabalhador do Distrito Industrial década de 70 e tornou-se militante da oposição sindical metalúrgica nos anos 80.
Nas eleições municipais de 1992 foi eleito pela primeira vez vereador de Manaus, participou como vereador em quatro legislaturas (1993-1996 / 1997-2000 /2001-2004/2013-2016). Neste período esteve na presidência do Poder Legislativo Municipal por duas oportunidades (biênios 1995-1996,1997-1998, 2013-2014), sendo também vice-prefeito de Manaus durante o biênio 1995-1996.
No exercício da função de vereador, foi nomeado presidente de inúmeras Comissões Permanentes da CMM, com destaque para o cargo de Relator do último Plano Diretor da cidade de Manaus, e participação nas de Grilagem de Terras, Cartel de Combustíveis, e a do Ressarcimento.
Bosco Saraiva também é o autor da Lei 362/1996 que concede aos estudantes meia entrada em espetáculos cinematográficos, desportivos, culturais e artísticos, e dá outras providências e da Lei que instituiu o Imposto Simplificado, conhecido como Simples.
Já nos anos de 1998 e 2002 concorreu ao cargo de deputado federal, sendo que na última candidatura obteve uma votação expressiva de 57.914 votos (7º colocado no pleito), porém não foi eleito devido a legenda. Em 2004 concorreu ao cargo de vice-governador na chapa de Amazonino Mendes. E no ano de 2006 disputou o cargo de deputado estadual, alcançando a suplência, sendo que em 2009, após a decretação da perda do mandato do deputado estadual Edílson Gurgel (PRTB), assumiu a vaga de parlamentar.
Desde que ingressou na vida pública, Bosco Saraiva assumiu cargos como de Presidente da Empresa Municipal de Urbanização – Urbam (1994/1995), Secretário de Estado de Infraestrutura (2003/2004), e Diretor Presidente de Planejamento Urbano (2009/2010).
Como deputado estadual na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), assumiu a presidência da Comissão de Direitos Humanos. No ano de 2012 foi eleito, novamente, vereador da cidade de Manaus, e conduzido pela terceira vez à presidência da Câmara Municipal de Manaus. Foi eleito deputado estadual em 2014, assumindo o mandado em 2015, onde presidiu a Comissão de Cultura.
Em 2017, após a cassação do mandato do ex-governador de José Melo, Bosco foi eleito vice-governador, para cumprir um mandato tampão (15 meses) junto ao governador eleito, Amazonino Mendes. Ficou à frente da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), de outubro de 2017 a abril de 2018, deixando a pasta para concorrer às eleições de 2018 para deputado federal.
Eleito em 2018 como deputado federal Bosco Saraiva presidiu, em 2019, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara Federal (Cdeics) que é a Comissão responsável por acompanhar os planos e programas governamentais e a fiscalização orçamentária da União, abrangendo a política e atividade agrícola, comercial e industrial – como tudo o que diz respeito à Zona Franca de Manaus, e todos os assuntos relativos à economia no Brasil.