Os ataques recentes registrados em escolas e creches no país reforçam a importância de ampliar a segurança nesses estabelecimentos em Manaus. A afirmação é do vereador Raiff Matos (DC) que propôs aos prefeito de Manaus, David Almeida, a utilização dos guardas municipais nas escolas municipais como forma de prevenir esse tipo de ocorrência na cidade.
“Não há mais tempo a perder! Precisamos com urgência tomar medidas de segurança mais efetivas nas escolas. Não falo só como vereador, como político ou qualquer outra coisa, mas falo como pai de uma criança em idade escolar”, justificou.
O vereador manifestou profundo pesar com o ataque registrado na creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau. “Não podemos aceitar que nenhuma criança, adolescente, professor ou qualquer outra pessoa dentro do ambiente educacional sofra qualquer tipo de ataque. A escola precisa ser um lugar seguro para as famílias”, acrescentou.
Para o vereador, a simples presença dos guardas municipais pode intimidar os autores que muitas vezes estão em busca de notoriedade no mundo do crime. “Estamos diante de uma pandemia psicossomática. Precisamos ter cuidados redobrados com a mente e o coração dos nossos jovens”, disse o vereador. Raiff avalia que os ataques podem ser evitados com a presença da guarda municipal, coibindo a ação daqueles que tentam colocar em risco a segurança dos alunos e servidores nas escolas municipais.