Após os vereadores da base aliada do prefeito, David Almeida, derrubarem o requerimento solicitando uma audiência pública para discutir a presença de mediadores para crianças com autismo e outras deficiências nas escolas municipais, o vereador Rodrigo Guedes (Podemos) cobrou que a Câmara Municipal de Manaus (CMM) abra espaço para a sociedade discutir os mediadores nas escolas municipais de Manaus.
Em abril do ano passado, a secretaria de educação, Dulce Almeida anunciou que a Prefeitura de Manaus iria contratar 1,5 mil estagiários de Pedagogia, para atuarem como mediadores de estudantes da educação especial, no entanto a contratação não se efetivou, mesmo que a presença de um profissional capacitado para acompanhar pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e outras deficiências na educação pública e privada ser garantida através da Lei Brasileira da Inclusão.
Como presidente da Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência (COMPCD), Guedes garantiu que continuará dando voz aos pais e mães de crianças autistas e cobrar que a Prefeitura de Manaus realize as contratações de profissionais capacitados para assistir crianças com deficiência nas salas de aula.
“O povo quer falar! E como a Casa do povo se nega a ouvir a população? A voz de pais e mães foi silenciada pela Câmara Municipal, impedir que esse debate ocorra é lamentável. Vai fazer um ano que a Prefeitura de Manaus sequer contratou os estagiários que prometeu e os mediadores precisam ser profissionais qualificados e essa prática precisa ser discutida e aprimorada, porque a presença dos deles nas escolas é fundamental para o desenvolvimento de crianças com deficiência. Não vamos parar até que essas crianças tenham seu mediador escolar em Manaus.”, declarou.
Guedes irá apresentar novamente um novo requerimento solicitando a audiência pública para discutir a presença dos mediadores nas escolas municipais da capital.