Trabalhadores da educação pública vão paralisar as atividades no próximo dia 5 de abril, em protesto pela ausência de resposta sobre a pauta apresentada ao secretário de governo, Sérgio Litaiff, no dia 8 de março. A informação é da presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), Ana Cristina Rodrigues.
A decisão foi tomada na última quinta-feira, 30, após ato público que reuniu mais de 1 mil pessoas no centro de Manaus. Também houve protestos em Manacapuru, Codajás, Parintins, Eirunepé, Tefé, Urucurituba, Humaitá, Carauari e Autazes.
“Já estamos aguardando uma contraproposta há quase 30 dias. Estamos prezando pelo diálogo mas, infelizmente, parece que somente os trabalhadores têm interesse em dialogar e negociar”, disse Ana Cristina.
Uma nova manifestação será realizada no dia 5. O local será decidido em assembleia hoje (04).
Os trabalhadores da rede pública estadual reivindicam 25% de reajuste salarial, pagamento de progressões por titularidade e tempo de serviço, reajuste no vale-alimentação e auxílio-localidade.
“Durante a campanha eleitoral, Wilson Lima, disse que prezaria pelo diálogo. No entanto, não é isso o que vemos na prática”, afirma a sindicalista.