Neste fim de semana, foi realizado no município de Codajás “A Terra do Açaí”, no Médio Solimões, 85 anos de emancipação política com uma grande festa. Foram mais de 20 horas de shows, na sexta (31°) e sábado (1°), que só finalizou no inciou de manhã desse domingo (2°) de abril, com atrações locais e regionais e a disputa pela coroa de miss e mister Codajás nas categorias adulto e infantil.
As comemorações iniciaram às 20 horas e foram até o amanhecer. Um público de 10 mil pessoas estiveram presentes. Além de moradores dos municípios visitantes como da capital Manaus e caravanas organizadas por cidades vizinhas como Anori, Anamã e Coari, estiveram nas comemorações. Essa é a terceira vez que o município realiza a festa, desde a parada da pandemia de Covid-19.
O prefeito de Codajás, Tonho Santos além de ter realizado a festa, homenageou o município com o discurso voltado para os moradores, “gente de bem, guerreira, honesta e batalhadora que, com seu trabalho diário, constrói o desenvolvimento do município”. Além da festa, comp presente de aniversário, o município ganhou várias joias construções, uma dela são postes de acesso e a mais importante é a Ponte em oncreto armado, da região da Plínio Coelho. A Ponte há mais de 30 anos, sempre foi em madeira, agora os moradores transitam em estrutura forte e com segurança.
As duas noite de festa agitaram os moradores e fizeram relembrar a população e visitantes, tida a história que faz parte dos 85 anos.
De acordo com o Cleucir Barbosa, secretário Municipal de Cultura e Turismo, a festa é um momento de comemoração da história e das raízes codajaenses. “Essa festa, é para proporcionar aos visitantes e principalmente ao nosso povo, a importância de relembrar essa data. Antes da festa acontecer, também preparamos uma exposição na Casa da Cultura, e neste espaço foi retratado toda a história do município”.
Foram 12 atrações que se dividiram para agitar a festa, como os shows locais de DJ Marvio, Banda Cascavel, Banda Adria, Balanço VIP, Sensação do Forró, Felipão e Francinha, Kiforró e Forró Ousado. As principais atrações da comemoração ficaram a cargo da Banda Essence, No Sigilo e o cantor sertanejo Jonh Veiga.
Um show a parte e o momento mais esperado pelo público foi a escolha miss e mister Codajás. Neste ano, 19 candidatos disputaram o concurso de beleza entre as categorias adulto e infantil. A mulher mais bela, eleita miss Codajás 2023, ganhou uma vaga para representar o município no Miss Amazonas. Na categoria Mirim, a nova Miss é Hagata Gabriel e o novo Mister Mirim é Thaellyson Ataíde.
O momento em que todos esperavam foi a escolha do Mister e Miss 2023. Na categoria masculina, Flávio Júnior e a nova Miss Codajás 2023, representante do município no Miss Universo Amazonas foi Thayla Vitória.
O evento foi realizado pela Prefeitura de Codajás, através da Secretaria de Cultura e Turismo em parceria com Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e AmazonasTur.
CODAJÁS
Terra de Cudaiás, Terra de Môras, terra de “Thuryassú”, que em 1864 aportou o cidadão procedente de Maranhão, José Manoel da Rocha Thury, trazendo consigo várias famílias e lançando da estrutura fundamental de Codajás. Somente em 1938 a área foi desmembrada e reconhecida como município.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Codajás tem cerca 29.691 habitantes. Aproximadamente 70% da população tem como renda atividades direta ou indiretamente relacionadas à produção e escoamento do açaí, que anualmente garante um faturamento maior que R$ 31 milhões.
*Com informações: Assessoria