O bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, recebe neste sábado, 1º de abril, das 17h às 23h, na Rua Jacarandá, 13, a primeira edição da “Feira Itinerante Mulheres Empreendedoras”, destinada a apoiar e incentivar o empreendedorismo feminino em comunidades vulneráveis.
A feira, que contará com a comercialização de produtos e serviços; gastronomia; artesanato; brechó, além de música e outras atrações culturais, é um desdobramento do “Programa Ela Pode”, que consiste em capacitações gratuitas para mulheres brasileiras em situação de vulnerabilidade socioeconômica, realizado pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora, com o apoio do Google.
Conforme uma das coordenadoras do “Programa Ela Pode”, Rayanne Souza, a Feira Itinerante é a primeira do projeto e ocorre em paralelo às formações e oficinas de capacitação ofertadas pelo “Ela Pode”. Além de moradoras do Jorge Teixeira, os cursos gratuitos foram ofertados para mulheres de outras comunidades da zona Leste de Manaus.
“A Feira Itinerante Mulheres Empreendedoras é fruto de um projeto do Pai Amado, liderança política da área, que percebeu a necessidade de uma iniciativa que desse continuidade e apoio ao empreendedorismo feminino nas comunidades. Já foram mais de 50 mulheres impactadas através dos cursos e duas selecionadas com o “capital semente” (doação financeira de R$ 2 mil), só em uma comunidade. Nosso objetivo é levar os cursos e a feira para bairros e comunidades das zonas Leste, Norte e outras. Onde os cursos forem realizados, a feira vai caminhar de forma paralela”, falou.
A “Feira Itinerante Mulheres Empreendedoras” tem o objetivo de apoiar e incentivar as mulheres a se tornarem produtivas, independentes, a gerarem renda e impulsionarem as comunidades em que estiverem inseridas.
“No ‘Programa Ela Pode’ a mulher se capacita, mas muitas vezes faltam oportunidades para ela mostrar os serviços e os produtos, e a feira chega com esse intuito, de fazer com que essa mulher exponha serviços, produtos, tenha o networking, o contato com o público, com as pessoas. Ela (feira) vai proporcionar uma visão mais ampliada e o contato direto com a comunidade”, disse Rayanne.
Capital semente
O “Programa Ela Pode” é apoiado pelo Google e oferece capacitação em cursos gratuitos através de oficinas de empreendedorismo e empregabilidade; tecnologia, aceleração e seleção para doação de “capital semente” de R$2 mil, para o incentivo de negócios das mulheres participantes.