BRASÍLIA. Falando em nome dos amazonenses que representa, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) se solidarizou hoje com o senador Sérgio Moro (UB-PR) e sua família, alvos de um plano de sequestro e assassinato orquestrado por integrantes do PCC e desbaratado pela Polícia Federal. Em sua manifestação, Plínio alertou que se apure com rigor inclusive os mandantes do assassinato do ex-juiz da Lavajato e seus familiares. O senador amazonense disse que o episódio mostra como é perigoso combater o crime organizado e a corrupção no Brasil.
“Já hipotequei solidariedade total e cobrança que as autoridades continuem as investigações, punam os culpados e apontem , se for o caso, os nomes dos mandantes . Num País em que o óbvio não é mostrado, e as televisões estão aí para mostrar que não enxergam o óbvio, num País em que os corruptores estão presos e os corruptos soltos, é importante falar do óbvio para que passem a enxergar : o quanto é perigoso nesse País combater o crime e a corrupção, o senhor como juiz, e nós aqui, como senadores , por projetos e pronunciamentos, a gente corre perigo todos os dias . Isso mostra que o homem público não pode ter medo de injúria, difamação e ameaças“, manifestou Plínio Valério.
O senador amazonense também anunciou o apoio ao projeto anunciado por Moro, de criar penas severas para autores de planejamento de crimes contra autoridades, mesmo que não sejam executados. O plenário do Senado ficou lotado hoje para ouvir o pronunciamento de Moro, que disse ser preciso combater as armas de grosso calibre do crime organizado com canhões, ou seja, leis com penas severas para coibir o crime contra autoridades. “É isso que a gente precisa, soluções”, elogiou Plínio Valério.
Finalmente, Plínio rebateu discurso do líder do Governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues ( Rede-AP) , que , ao exaltar o trabalho da Polícia Federal ao elucidar o plano contra Moro, declarou que, no governo do presidente Lula, o crime organizado acabou.
“Fico imaginando agora como fica o povo do Rio Grande do Norte, após ouvir o senador Randolfe falar que a era do crime organizado acabou nesse governo. Então temos duas oportunidades para mostrar que o crime organizado está verdadeiramente sendo combatido para valer pelo governo que aí está : a ameaça ao senhor e o que está acontecendo no Rio Grande do Norte “, rebateu Plínio.
Veja o vídeo: