Cercado de belezas naturais, praias, história e paisagens encantadoras, o município de São Sebastião do Uatumã (a 247 quilômetros de Manaus) é um destino surpreendente do interior do maior estado da Amazônia brasileira: o Amazonas. Pesca esportiva, turismo sustentável e imersão na floresta amazônica são apenas alguns dos atrativos turísticos do local.
Nesta série de reportagens, o Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), apresenta um roteiro amazonense inesquecível para turistas do Brasil e do mundo.
A cidade, oficialmente, foi criada em 1981 e já nasceu privilegiada. O município tem um encontro das águas para chamar de seu. Ao contrário da capital amazonense, em São Sebastião, o encontro é do rio Uatumã com o rio Amazonas.
Para chegar ao destino, o acesso é terrestre em 80% da viagem pelas rodovias AM-010 e AM-363 até o município de Itapiranga, o restante é feito por transportadoras fluviais que saem do porto da cidade no final da manhã, o que dá aproximadamente seis horas de viagem.
O porto pequeno e com charme do interior dá o tom da cidade que acolhe os visitantes logo na chegada. A fachada anuncia: “Bem-vindo. Welcome to São Sebastião do Uatumã” com uma pintura do símbolo da cidade: o tucunaré. E não, por acaso, o município recebe a cada temporada de pesca, que dura de agosto a dezembro, cerca de 4 mil turistas de estados como Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Os mais apaixonados pela pesca esportiva ao redor do mundo também visitam a localidade. São japoneses, coreanos, alemães e chineses que disputam quem pesca o maior peixe da temporada. A última, em 2022, registrou a pesca de um tucunaré de quase 80 centímetros, mas os moradores garantem o desafio: há peixes muito maiores no rio Uatumã.
Imersão na floresta
O turismo de base comunitária é exemplo de sucesso e conquista os turistas que conhecem a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uatumã. Uma verdadeira imersão que estimula todos os sentidos.
A pousada Mirante do Uatumã (@mirante_do_uatuma_) se mantém aberta durante o ano todo. Reservas podem ser feitas pelos contatos (92) 99191-7895 ou [email protected].
Com uma vista estonteante do rio Uatumã, no local, os hóspedes podem desfrutar do perfume da floresta em uma trilha com árvores centenárias. Além disso, o sabor da culinária ancestral indígena está presente na diária que conta com alimentação no estilo pensão completa.
O contato com a natureza e o fortalecimento da consciência ambiental estão no centro da experiência. A pousada faz parte do projeto da comunidade que resgata os ovos dos quelônios, em parceria com o Governo do Amazonas.
A pousada garante locais propícios para eclosão, alimentação, abrigo e também proteção contra os predadores das espécies. Os turistas são convidados para participar da coleta dos ovos, que acontece a partir do mês de setembro, e da soltura de aproximadamente 20 mil filhotes em fevereiro.
Delícias do Uatumã
Na sede do município de São Sebastião do Uatumã, os visitantes contam com pratos modernos e tradicionais com a matéria-prima mais abundante do Amazonas: os peixes.
Da lasanha de pirarucu, passando pelo palitinho de peixe, até o tambaqui assado, o restaurante Marrom Glacê revela as deliciosas receitas que são a marca do restaurante que tem mais de 50 anos de existência. Os pratos são acompanhados pela vista do restaurante, que fica em frente a praia e o rio Uatumã. Reservas são feitas pelo (92) 99147-9490.
Outra iguaria muito produzida em São Sebastião é o tucumã, fruta de palmeira natural da Amazônia, com sabor doce, levemente amanteigado. Geralmente apreciada no combo x-caboquinho, pão francês, queijo coalho e banana pacovã frita.