Com o objetivo de unir esforços, tomar medidas de enfrentamento e informar a sociedade sobre a esporotricose, acontece nesta sexta-feira (24/03), o primeiro Fórum Municipal de Zoonoses com foco na esporotricose, no auditório da Prefeitura de Manaus, localizada na Avenida Brasil, 2971, bairro Compensa, às 9h da manhã.
A indicação para a realização do fórum foi feita pelo vereador Kennedy Marques (PMN) , que destaca a relevância de tratar um assunto como esse.
“É um evento inédito e que vai definir o futuro e a saúde dos nossos felinos. Infelizmente essa zoonose está se espalhando pela cidade e precisamos com a máxima urgência tratar sobre isso”, avalia Kennedy.
Entre os palestrantes, estão o subsecretário Municipal de Gestão da Saúde, Djalma Pinheiro Coelho e a médica veterinária especialista em microbiologia geral e clínica, Adriana Oliveira da Silva Queiroz.
Sobre a zoonose
A esporotricose é causada pelo fungo Sporothrix, que pode ser encontrado em solo, madeira e plantas. É uma doença infecciosa, que pode afetar humanos ou animais, como cães e gatos, mas quando diagnosticada, possui tratamento.
Só no ano de 2022, foram registrados 230 casos de esporotricose de janeiro a novembro, segundo a Fundação de Vigilância em Saúde – Drª Rosimery Costa Pinto (FVS- RCP).
Ainda de acordo com a FVS, os gatos são os mais afetados pela esporotricose, que podem transmitir para os humanos através de arranhões ou mordidas , principalmente os animais em situação de rua.