Os reguladores estão monitorando a limpeza em uma usina nuclear de Minnesota depois que vazou 400.000 galões de água radioativa em novembro de 2022.
O incidente na usina da Xcel Energy em Monticello, a noroeste de Minneapolis, veio à tona na quinta-feira (16), depois que autoridades estaduais disseram que queriam reunir mais informações antes de ir a público, de acordo com a Associated Press .
Funcionários disseram que a água contém trítio, que ocorre naturalmente no meio ambiente, mas não representa risco para o público em geral.
“Sabíamos que havia presença de trítio em um poço de monitoramento, mas a Xcel ainda não havia identificado a origem do vazamento e sua localização”, disse o porta-voz da Agência de Controle de Poluição de Minnesota, Michael Rafferty, segundo a AP.
Ele acrescentou: “Agora que temos todas as informações sobre onde ocorreu o vazamento, quanto foi liberado nas águas subterrâneas e que as águas subterrâneas contaminadas se moveram para além do local original, estamos compartilhando essas informações”.
A empresa de serviços públicos com sede em Minneapolis também divulgou um comunicado sobre o vazamento na quinta-feira, segundo a AP, observando que “tomou medidas rápidas para conter o vazamento”.
Funcionários da usina acreditam que o vazamento ocorreu em um cano entre dois prédios da instalação, que armazena e processa a água contaminada desde então.
“O monitoramento contínuo de mais de duas dúzias de poços de monitoramento no local confirma que a água vazada está totalmente contida no local e não foi detectada além da instalação ou em qualquer água potável local”, disse a Xcel em seu comunicado. “Entendemos a importância de informar rapidamente as comunidades que atendemos se uma situação representa uma ameaça imediata à saúde e segurança. Neste caso, não houve tal ameaça.”
*Com informações: People