A série The Last of Us, da HBO, chegou ao fim no último domingo (12), após nove episódios. O seriado é uma adaptação dos jogos de mesmo nome, desenvolvidos pela Naughty Dog. Também conhecida como TLOU, a franquia, que conta com dois títulos (e um remaster), é sucesso entre os jogadores, sendo até hoje reconhecida como um marco no mundo gamer. Entre os motivos que explicam o feito estão o foco na narrativa, o desenvolvimento dos personagens e os gráficos realistas. Pensando nisso, o TechTudo separou sete jogos para quem curtiu a produção de TV.
Para elaborar a listagem, foram considerados critério o foco na narrativa, gráficos realistas, mundo pós-apocalíptico, zumbis, sobrevivência ou até mesmo a relação entre pai/mãe e filho (a) entre os personagens. Confira, a seguir, a lista de jogos parecidos com The Last of Us.
The Last of Us é considerado um dos melhores jogos da última década — Foto: Reprodução/Luiza M. Martins
O sucesso The Last of Us
Antes da série da HBO com Pedro Pascal e Bella Ramsey como Joel e Ellie, a história de The Last of Us acontecia nos consoles da Sony. Em 2013, a Naughty Dog lançava o primeiro título da série, que contava a história de Joel, a quem foi confiada a missão de retirar Ellie, uma garota de 14 anos, de uma zona de quarentena. Porém, o que parecia uma tarefa fácil, se tornou uma jornada brutal pelo país.
Logo após sua chegada, o game pós-apocalíptico conquistou a aprovação da crítica especializada e do público, e se tornou um sucesso. Entre os pontos positivos destacados estão o gráfico realista, a narrativa cativante, a relação entre os personagens e a gameplay. Uma prova desse triunfo é que, segundo a página do PlayStation, TLOU acumula mais de 200 prêmios. Inclusive, a continuação The Last of Us: Parte II conquistou o “Jogo do Ano” no The Game Awards 2020.
The Last of Us Part II é a sequência do aclamado The Last of Us, lançado em 2013 — Foto: Divulgação/PlayStation
1. A Plague Tale
Assim como Joel, a jovem Amicia também precisa proteger alguém que ama de um mundo devastado. Sua história começa em A Plague Tale: Innocence, em 1348, quando o Reino da França foi tomado por uma praga e a protagonista se tornou responsável pelo seu irmãozinho, Hugo. Ao longo da jornada, a dupla enfrenta os horrores da destruição e da Inquisição, da qual precisam fugir.
A Plague Tale: Requiem continua o conto dos irmãos, que viajaram para o sul após os acontecimentos do primeiro jogo. Enquanto tentam construir uma nova vida, os poderes de Hugo retornam com mais morte e destruição. Assim, os irmãos depositam as esperanças em uma ilha que contém a suposta cura para a maldição do garoto.
O título mais recente da franquia, Requiem, está disponível exclusivamente para os consoles da nova geração e PC. Ele está disponível para compra no PlayStation 5 (PS5), Xbox Series X, Xbox Series S, Nintendo Switch (Cloud Version) e nas lojas digitais Steam e Epic Games Store.
A Plague Tale: Innocence e Requiem contam a história dos irmãos Amicia e Hugo — Foto: Reprodução/Microsoft Store
2. Uncharted
Se você é fã do trabalho da Naughty Dog em The Last of Us, provavelmente vai querer conferir outro sucesso da desenvolvedora: Uncharted. Descrita como uma “experiência cinematográfica de ação e aventura”, a série narra a jornada de Nathan Drake, um caçador de tesouros profissional. Em dezembro de 2017, a franquia ultrapassou 41,7 milhões de cópias vendidas globalmente.
Em 2016, a história do aventureiro foi finalizada com o Uncharted 4: A Thief’s End. Na trama, Drake se aposentou do ramo de explorações globais. No entanto, uma figura do seu passado retorna, o forçando a partir em uma nova jornada. O protagonista, naquela que é considerada a sua aventura mais sentimental, parte para Libertalia, uma colônia fundada por piratas.
O último título da série está disponível para compra nas plataformas PS4 e PS5. No PC, o game está incluso na coleção Legado dos Ladrões (em inglês, Legacy of Thieves), que conta também com o derivado Uncharted: The Lost Legacy. Dá para obter a versão para computadores através do Steam ou da Epic Games Store.
Uncharted 4: A Thief’s End traz a aventura final de Nathan Drake agora também para PC no pacote Uncharted: Coleção Legado dos Ladrões — Foto: Reprodução/Steam
3. God of War
Em 2018, a franquia do Fantasma de Esparta retornou. Intitulado apenas como God of War, o título trouxe uma proposta de renovação para a série: na trama, os jogadores acompanham um Kratos mais velho, experiente e humano. Agora vivendo como um mortal no reino dos deuses nórdicos, o espartano deve se adaptar a terras desconhecidas e novas ameaças ao lado do filho, Atreus.
Com cenários, monstros, personagens, histórias e divindades inéditas, o game conquistou a aprovação da crítica e do público, vencendo como “Jogo do Ano” no The Game Awards 2018. Em 2022, uma continuação intitulada God of War: Ragnarok foi lançada para PS4 e PS5. O título pode ser adquirido no PS4, PS5 e PC (via Steam e Epic Games Store).
God of War, de 2018, mostra um Kratos mais velho e muito mais humano — Foto: Reprodução/Steam
4. Until Dawn
Until Dawn conta a história de oito amigos que estão presos em um retiro nas montanhas. Apavorados, tensos e com mais dúvidas do que respostas, eles precisam enfrentar seus medos se quiserem sobreviver. Uma das características do jogo é o sistema “escolha e consequência”, o qual transforma cada decisão tomada pelo jogador em um recurso que mudará a história totalmente.
Se você é uma pessoa que curte prestar bastante atenção na história do jogo, provavelmente gostará do título da Supermassive Games. Com características de um filme “slasher”, Until Dawn tem a narrativa como sua principal aliada. O game está disponível para compra no PS4 (com reprodução no PS5).
Until Dawn é outro jogo com foco na narrativa, como The Last of Us — Foto: Divulgação/Supermassive Games
5. Red Dead Redemption 2
Desenvolvido pela Rockstar Games, Red Dead Redemption 2 é um dos jogos mais aclamados dos últimos anos. Lançado em 2018, o game conta a história de Arthur Morgan e da gangue Van der Linde, que lidam com o declínio do Velho Oeste. Para sobreviver, o grupo precisa roubar, assaltar e lutar ao longo da jogatina.
Assim como The Last of Us, o título é elogiado pelos gráficos realistas, personagens cativantes e pela história envolvente. Além disso, outro ponto alto do jogo é o seu mundo aberto, que possui diversos detalhes que facilitam ainda mais a imersão dos usuários na trama. O game está disponível para PS4 (com reprodução no PS5), Xbox One (reproduzível no Xbox Series X/S) e PC (Steam e Epic Games Store).
Red Dead Redemption 2 ficou marcado pelo seu vasto mundo aberto — Foto: Divulgação/Rockstar Games
6. Detroit: Become Human
Em 2038, a humanidade convive com máquinas a todo o tempo. Isso porque, graças ao avanço tecnológico, os androides se comportam, falam e se movem como os seres humanos. Na trama, os jogadores podem controlar três deles: Kara, Connor e Markus. Assim como em Until Dawn, os usuários participam ativamente da história, modificando-a de acordo com suas escolhas.
Feito para ser jogado várias vezes, o título possui finais e alternativas distintas. Sendo assim, sua narrativa é o seu ponto mais alto. As decisões tomadas podem mudar completamente o destino de Detroit e dos próprios personagens, que podem seguir diversos caminhos. O game está disponível para comprar no PS4 (reproduzível no PS5) e PC (via Steam e Epic Games Store).
Detroit: Become Human tem a sua história como o seu ponto mais forte — Foto: Reprodução/Steam
7. Days Gone
Se, além da história e dos gráficos, o que te impressionou em The Last of Us foi o mundo pós-apocalíptico, então você talvez curta Days Gone. Na história, os jogadores controlam Deacon St. John, um antigo motociclista fora da lei, que tenta encontrar um significado para a sua vida em um ambiente hostil e cercado pela morte.
De acordo com a descrição do jogo no Steam, os destaques do título são os “cenários deslumbrantes”, os “confrontos brutais”, uma “ambientação em constante mudança” e um “enredo envolvente”. Caso queira comprar, o game está disponível para venda no PS4 (com reprodução para o PS5) e PC (através do Steam e da Epic Games Store).
Days Gone é um jogo de ação e aventura em um mundo aberto devastado por uma pandemia — Foto: Divulgação/Sony
*Com informações: TechTudo