A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), intensifica, nesta terça-feira, 14/3, as obras de limpeza e desobstrução na comunidade Monte Cristo, no Monte das Oliveiras, zona Norte. A ação iniciou no último domingo, 12, após as residências da rua Frei Ciro ficarem soterradas pelo desbarrancamento de uma encosta.
“Era tanto barro e tanta lama, que não tinha como transitar, até que as máquinas da prefeitura chegaram de forma imediata, o que amenizou, e muito, a nossa situação. O estrago poderia ser bem maior”, relata o morador Edvan Silva.
O desbarrancamento, conforme o subsecretário de Serviços Básicos da Seminf, Efrain Aragão, foi corroborado pelas construções irregulares. “Sabemos que a chuva deixou o solo encharcado e a sobrecarga vindo das casas construídas em local de risco fez o talude erodir”.
“Ao chegarmos aqui, constatamos que a rua estava intrafegável, tomada por lama. Nossa ação imediata foi limpar e desobstruir a via. A equipe da Seminf presta assistência às famílias e ao local, conforme determinou o prefeito David Almeida e o secretário de Obras, Renato Junior”, complementa o subsecretário.
“É uma quantidade exorbitante de lama no local. As equipes se empenham ao máximo com o apoio das máquinas. Na sequência, faremos o levantamento de materiais e a correção da drenagem, a fim de conter o talude e ampliar e desviar os tubos da rede”, explica Efrain.
A autônoma Maria Lurdes, de 60 anos, moradora da comunidade, há mais de 10 anos, presenciou todo o ocorrido.
“Era impossível trafegar no local, se movimentar ou até mesmo abrir a porta da casa, com tanta lama, uma situação caótica. Ainda bem que a equipe da Seminf chegou com urgência aqui, com o apoio de outras secretarias e fiscalizações. A população sabe que é um serviço grande que demanda tempo, mas estamos aliviados do poder público, olhar por nós, neste momento difícil”.
A Prefeitura de Manaus prossegue atuante no local com as secretarias municipais de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg); de Assistência Social (Semasc); de Infraestrutura; de Administração, Planejamento e Gestão (Semad) e; de Limpeza Urbana (Semulsp), que prestam apoio aos moradores e as 34 famílias que foram afetadas pelas fortes chuvas do último domingo, no local.