Quem é apaixonado por livros sabe a importância de um bom estabelecimento e de bons vendedores quando o assunto é o mercado literário.
Ser um Vendedor de Livros, não é apenas vender um produto, mas compartilhar conhecimento, o que pode transformar a vida de um futuro leitor.
Neste contexto, preparamos 5 dicas dos nossos livreiros para você, leitor se deliciar com as obras da casa.
Confira:
1 – ESTUDOS DE LITERATURA DO AMAZONAS
A literatura que se produz no Amazonas é tributaria das grandes correntes criativas da tradição literária brasileira. A expressão estética em âmbito regional – considerando o espaço, a diversidade humana e a fecundidade cultural -, enriqueceu-se com o fascínio e a exuberância da natureza e seus encantados, também com o imaginário das populações ribeirinhas e com as línguas e o universo mítico das etnias que povoam o mundo amazônico. Estudos de literatura do Amazonas, de Tenório Telles e Antônio Paulo Graça, é um registro histórico e um testemunho do processo de afirmação do fenômeno literário no Amazonas, tendo como referência as obras e os autores que ajudaram na constituição do oficio da palavra no mundo amazônico.
2 – LA BELLE VITRINE – MANAUS ENTRE DOIS TEMPOS (1890-1900)
Este encontro da cidade com a história se realiza, de modo original, neste livro de Otoni Mesquita. O domínio da pesquisa exala o envolvimento pessoal do autor com ela. Inspirado, sobretudo, por uma bibliografia do campo das artes, a reflexão parte da definição da cidade como artefato cultural. Assim, ela é compreendida como produto da criação humana, e, portanto, como ato humanizador que distingue a espécie humana. Importa sublinhar, no entanto, a consideração sobre o fato de que o criador se constrói no ato da criação. É desse modo que a interrogação sobre a cidade conduz à história ao buscar identificar as diversas forças que a moldaram evidenciando seus múltiplos artesãos. Apresenta-se, então, uma compreensão da história urbana menos interessada na descrição da forma ou da expansão urbana do que nos sujeitos sociais da cidade.
3- AMAZÔNIA COLÔNIA DO BRASIL
Neste livro, Violeta Loureiro toma a sua história, no que se refere à sua formação intelectual, para nos oferecer uma compreensão da Amazônia contemporânea. Essa é uma característica singular da obra. No que tange à pesquisa, a tese sustentada pela autora chama a atenção pela forma como os argumentos são construídos e, também, pelas referências com as quais ela dialoga. Trata-se do entendimento de que a Amazônia tem o seu passado e o seu presente como Colônia. Outrora, o seu explorador foi Portugal; hoje, o que nos deixa perplexos, é o próprio Brasil, que a subordina a essa condição, que é um impedimento para o seu pleno desenvolvimento e para a melhoria de vida da sua população. A obra é indispensável para pesquisadores e para o público em geral.
4 – CULTURA AMAZÔNICA – UMA POÉTICA DO IMAGINÁRIO
Um dos intelectuais mais importantes da Amazônia. Cultura amazônica: uma poética do imaginário é a obra teórica mais conhecida de Paes Loureiro e um texto referencial sobre a temática cultural na Amazônia. Segundo Octavio Ianni: A obra de João de Jesus Paes Loureiro pode ser vista como uma larga narrativa, uma vasta cartografia do que tem sido a Amazônia.
5 – PARA AQUÉM OU PARA ALÉM DE NÓS – UMA CONTRIBUIÇÃO DO PENSAMENTO “PRIMITIVO”OU “BÁRBARO” PARA O PENSAR DO FUTURO
Este livro é a expressão da busca da autora de uma nova compreensão da condição do homem no mundo e tem como fundamento o diálogo com uma margem esquecida do Ser, que remonta à aurora de seu nascimento subjetivo e ao forjamento de sua capacidade reflexiva. Neiza Teixeira adota como referencial do seu estudo o potencial poético do mito e a força mágica de sua linguagem, como forma de estabelecer um contraponto ao pensamento ocidental e “preencher o vazio da nossa história”.