Com o aumento absurdo das taxas de juros nos EUA, os bancos americanos estão sofrendo com isso. Em abril de 2022 as taxas americanas estava 0,25% e hoje está em 4,5% um impacto robusto para o mercado.
Para você entender o que isso representa é simples. Digamos que você é um banco e você vende um título com juros fixados em 15% ao ano (a.a) e de uma hora pra outra o mercado sobe para 50% a.a, você terá resgates para que outras pessoas invistam em juros maiores para retirada do que o seu título, pois o seu vale muito menos.
É assim que o mercado financeiro trabalha com empréstimos e juros fixados, de forma alavancada.
O SVB tinha $21 bilhões de dólares em carteira no Federal Reserve Bank que é o mesmo que Banco Central aqui no Brasil, o Yeld era de 1,79% e o prejuízo, devido as taxas este ano estarem em 4,5% é de $1,2 bilhões de dólares.
Mesmo o banco ter o capital aberto e ter anunciado a venda de ações para investidores, para tentar salvar o banco, devido o “time” da comunicação não deu certo, pois um dia antes da abertura das ações do SVB nas bolsas americanas, o banco Silvergate Bank pediu falência, por um motivo parecido com o SVB.
O Silvergate Bank fez exatamente o que o SVB estava fazendo, abriu o mercado para vendas de ações, porém não conseguiu honrar com o saldo devedor destas vendas e acabou abrindo falência, com isso o mercado desconfiado não entrou na compra das ações e estas despencaram.Entre os dias 08 e de 09 de março, o SVB despencou mais de 80% e teve retiradas recordes de $ 42 bilhões de dólares.
O FDIC está tentando encontrar um comprador para o banco, que já está sob sua responsabilidade. No twitter várias pessoas marcaram o Elon Musk e não se sabe se foi tom de ironia ou se é realmente é verdade, ele escreveu em seu twitter: que está aberto a essa ideia.
O SVB foi fundado em 1993, no Vale do Silício na Califórnia desde o inicio é especializado em startups de tecnologia, para fomentar estas e é o 18º maior banco dos EUA.
O FDIC (que corresponde ao FGC do Brasil) disse que os depositantes receberão os depósitos de volta, porém de pouco em pouco, o que é preocupante para quem tem dinheiro depositado ou investido em bancos e bancos digitais.
E as más notícias não param por aí no domingo (12) de noite o Singature Bank foi fechado por reguladores de Nova York.
O medo dos americanos é acontecer uma corrida aos bancos para grandes retiradas, pois se isso acontecer mesmo o banco não estando em falência ou estando “saudável”, acabará quebrando.
Ao mercado brasileiro ainda não estamos vendo grandes impactos, porém é muito cedo para falar ou prospectar qualquer coisa sobre.