Tem gente que prefere gato do que cão e vice-versa. Mas e para quem gostaria de ter os dois animaizinhos em casa, é possível criar um ambiente agradável para ambos conviverem juntos?
Apesar de famosa, a inimizade entre esses dois animaizinhos é coisa do passado e de desenho infantil. É possível criar tanto um quanto o outro de forma saudável. Você pode conferir com a gente 5 dicas para acostumar cães e gatos a conviverem juntos.
1) Juntos os dois bichinhos o mais cedo possível
Um primeiro passo fundamental na aproximação dos dois animais é fazer ambos se reconhecerem o mais cedo possível. Quanto mais novos, mais tranquilo é o tempo de adaptação e a criação de um laço de amizade entre eles.
2) Dividir o ambiente é uma boa ideia
Ainda no início de adaptação, é possível que os pets não se sintam a vontade na presença um do outro. Pra ajudar no processo de reconhecimento, é ideal deixar os animais separados para que possam por iniciativa própria se cheirarem e se acostumarem com a presença um do outro.
É importante lembrar: evite sair de casa e deixar ambos no mesmo ambiente, sem divisória.
3) Fique atento a todos os sinais
Ser pai de pet muitas vezes significa entender o que seu animalzinho quer, mesmo que ele não fale ou não demonstre. Na criação e adaptação de cães e gatos, é fundamental estar alerta a qualquer sinal de possível briga.
4) Arrume um canto seguro para seu bichano
Os gatos são animais observadores e muitas vezes gostam de subir em lugares mais altos para observar ao redor com mais segurança. É importante que seu gatinho tenha um local para se sentir bem. Por isso, trate de gatificar o ambiente, com tocas, banquetas e prateleiras espalhadas pela casa.
5) Divida atenção igualmente
O ideal para a construção de uma relação harmoniosa é dividir igualmente a atenção e cuidados para todos os animais. Eles, assim como nós humanos, sentem quando são deixados de lado, por isso, sempre que fizer carinho em um, faça no outro também. O mesmo vale para brincadeiras.