No Dia Internacional da Mulher, comemorado neste 8 de março, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) avançou com dois Projetos de Lei que defendem a igualdade de gênero e amplia a conscientização sobre o fim da violência contra as mulheres. As deliberações ocorreram durante sessão plenária nesta quarta-feira (08/03) na Casa Municipal.
Os PLs são de autoria dos vereadores Raulzinho (PSDB) e Capitão Carpê (Republicanos). O primeiro prevê a igualdade em premiações concedidas para homens e mulheres nas competições que haja emprego de recursos públicos, enquanto o segundo dispõe sobre o mês do “Laço Branco”, onde atividades de conscientização pelo fim da violência contra a mulher serão voltadas para os homens.
“A gente vive num País que busca igualdade, igualdade entre homens e mulheres tanto no parlamento, nos órgãos públicos, nas empresas, mas infelizmente a gente vê uma desigualdade em competições”, destacou o vereador Raulzinho, autor da propositura de igualdade em premiações.
“Esse projeto de lei visa especificamente a violência de homens contra mulheres, não qualquer violência em geral. Acho que nenhum vereador será contra esse projeto, porque o objetivo é dar cada vez mais às nossas mulheres a proteção e prevenção com um direito que elas possuem”, observou o vereador Capitão Carpê, parlamentar que propõe o mês do “Laço Branco”.
Os dois projetos foram deliberados e avançaram, respectivamente, para as comissões de Finanças, Economia e Orçamento; e de Defesa e Proteção dos Direitos da Mulher.
A vereadora Professora Jacqueline (União Brasil), vice-presidente da Comissão de Defesa das Mulheres, afirmou que todo posicionamento a favor das mulheres é de extrema relevância.
“A gente tem que insistir na igualdade de gênero para que a gente possa sempre conscientizar o ser humano, qualquer um, que viver com a mulher e respeitar os direitos iguais é construir um mundo melhor para todos”, destacou a parlamentar.
Ainda nesta quarta-feira, outros 21 projetos, sendo dois de autoria do Executivo Municipal, também foram deliberados pelos parlamentares.