O guitarrista da Flórida, Gary Rossington, o único membro original sobrevivente do Lynyrd Skynyrd , faleceu neste domingo aos 71 anos, deixando a banda sem seu representante mais icônico apenas quatro meses antes das lendas do Southern Rock embarcarem em uma nova turnê pelos Estados Unidos.
Rossington vinha arrastando sérios problemas de saúde há anos e seu coração vinha superando um desvio quíntuplo(2003), um ataque cardíaco em 2015 e uma operação de emergência há menos de dois anos.
Apesar desse delicado quadro médico, ele rejeitou veementemente qualquer convite para se retirar. “Está no meu sangue, dediquei toda a minha vida a isso. Se você desistir, o que vem a seguir? Eu gosto de pescar, mas quanto tempo você pode dedicar a algo assim?”, resumiu com humor em uma entrevista de 2006 para a revista Billboard .
A despedida de Rossington foi anunciada pela própria banda, sem especificar o motivo específico da morte, em um comunicado que termina assim:
“Gary está agora no céu com seus irmãos Skynyrd tocando coisas legais, como sempre fez”. É assustador pensar que o músico já havia sobrevivido a dois episódios terríveis: um acidente de carro em 1976 sob o efeito do álcool (ele bateu com seu Ford Torino em uma árvore e uma casa, mas conseguiu escapar quase ileso) e o traumático acidente de avião em outubro de 1977, quando o Convair 240 da gangue ficou sem combustível e caiu em uma floresta do Mississippi. Três dos Skynyrds, seu agente e os dois tripulantes do avião morreram, mas Rossington conseguiu sair vivo, apesar de sua terrível cota de ferimentos, que incluíam braços quebrados, pernas.
A banda ganhou relevância em 1973. O ponto de virada que os tornou muito mais famosos, no entanto, foi um trágico acidente aéreo em 1977, que tirou a vida de Ronnie Van Zant, o fundador e vocalista do grupo, o guitarrista Steve Gaines e Cassie Gaines, que eram irmãos e também compunham as letras das músicas da banda.
Os excessos de Rossington com bebidas e outras drogas levaram seus próprios companheiros a multá-lo em $ 5.000 e a remover garrafas e substâncias tóxicas dos vestiários. O acidente do Ford Torino inspirou a sombria That Smell de Ronnie Van Zant , uma canção com inúmeras alusões à morte que apareceu com destaque no quinto álbum de estúdio da banda, Street Survivors . O fato de esta obra -com uma capa na qual os integrantes do grupo apareciam entre chamas- ter saído poucos dias antes da queda do avião acelerou o fim provisório do Lynyrd Skynyrd.
Após anos de dolorosa recuperação de seus ferimentos, Gary pôde retornar aos palcos com o colega guitarrista Allen Collins como a Rossington-Collins Band, uma formulação com a qual gravaram dois LPs. Os Skynyrds voltaram em 1987 com Johnny Van Zant, irmão do falecido Ronnie, assumindo os vocais principais. Desde então, eles haviam encadeado inúmeras mudanças, mas com seu fundador de cabelos compridos sempre na equipe titular. “Um Lynyrd Skynyrd sem Gary parece impensável para mim”, disse Johnny em uma ocasião. Por enquanto, tudo indica que a grande marca histórica do Southern Rock continuará a brilhar, embora não reste nenhum de seus criadores entre nós. A primeira data compartilhada com o ZZ Top está marcada para 21 de julho, em West Palm Beach (Flórida) .