Comemorado neste domingo (10/07), o Dia Mundial da Saúde Ocular incentiva a população a cultivar hábitos para ter uma visão saudável, principalmente pelos olhos serem órgãos sensíveis e expostos ao ambiente. A data reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de doenças oculares. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) oferta atendimento ambulatorial e de urgência e emergência para o público adulto e infantil.
Hábitos auxiliam na prevenção de acidentes e doenças, como evitar coçar os olhos, lavar com água limpa caso entrem em contato com qualquer substância, antes de colocar ou retirar as lentes de contato é necessário lavar bem as mãos e higienizar as lentes com produtos adequados, usar protetor ocular quando houver risco de algo atingir a área. Outras práticas são realizar consulta com oftalmologista e exames de rotina para verificar o nível de glicose no sangue.
O atendimento oftalmológico deve ser realizado, pelo menos, uma vez ao ano quando o usuário não apresenta queixas, alterações ou comorbidades. O acompanhamento periódico é recomendado desde o nascimento, a partir dos dois meses de vida. Se a criança não apresentar alterações oculares aos exames de rotina, a recomendação é buscar atendimento de seis em seis meses até dois anos de idade.
Atendimento – O tratamento para infecções ou acidentes oculares inicia em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), de responsabilidade das prefeituras. Após essa primeira avaliação, o usuário será encaminhado, via Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), para acompanhamento especializado em oftalmologia na rede estadual de saúde ou para atendimento em clínicas conveniadas, credenciadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A unidade para atendimento oftalmológico de urgência e emergência para o público adulto é o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) João Lúcio, e para assistência infantil é o Hospital e Pronto-Socorro da Criança da Zona Leste.
Com informações da Assessoria