A estátua da Pequena Sereia em Copenhague, um dos marcos mais notáveis da Dinamarca, foi vandalizada com uma bandeira russa pintada em sua base.
As cores da bandeira vermelha, branca e azul foram pintadas durante a noite de quinta-feira na rocha sobre a qual repousa a estátua da heroína do conto de fadas de Hans Christian Andersen.
A polícia de Copenhague disse que compareceu ao local e registrou “um caso de vandalismo” e que estava tentando encontrar “vestígios” na área.
Uma investigação foi aberta sobre o ato visto como um sinal de apoio a Moscou na guerra na Ucrânia.
A Pequena Sereia, inspirada em um personagem do conto de fadas de mesmo nome do autor dinamarquês Andersen, de 1837, é uma estátua de 175 kg (385 lb) do escultor Edvard Eriksen.
Outras Vandalizações na Estátua símbolo
A estátua, que fica no porto relativamente isolado de Langelinie, em Copenhague, foi vandalizada várias vezes. A cabeça da sereia foi roubada em 1964 e seu braço cortado em 1984. Em 1998, vândalos removeram sua cabeça novamente, mas ela foi devolvida mais tarde, antes que a estátua fosse explodida em 2003. A estátua foi marcada e pintada várias vezes, mais recentemente em 2020 com a misteriosa inscrição “peixe racista”.